sexta-feira, 8 de junho de 2018

ÁRVORE DE LIVROS - CONCURSO JOVEM REPÓRTER




Árvore de Livros é uma plataforma de leitura digital destinada a escolas públicas e privadas. Como parte de suas atividades pedagógicas, a biblioteca digital lançou o Concurso Jovem Repórter com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do senso crítico dos alunos do 6º ao 9º ano.

O Colégio Nossa Senhora das Graças aceitou o desafio do Concurso e inscreveu os alunos do 9º ano. De acordo com as instruções da Plataforma, os professores de Língua Portuguesa e de Produção Textual orientaram as atividades do concurso, que consiste na produção de um jornal por sala. Os alunos foram organizados em grupos de acordo com os gêneros jornalísticos definidos abaixo.  Além da produção dos textos, os alunos também deverão organizar, diagramar e montar o jornal.

A)      Gêneros jornalísticos que serão produzidos pelos alunos
1.       NOTÍCIAS I e II
2.       REPORTAGEM I e II
3.       CRÔNICAS I e II
4.       ARTIGOS DE OPINIÃO I e II
5.       CHARGES, CLASSIFICADOS E CAÇA-PALAVRAS
6.       EDITORIAL
Obs.: Os textos deverão ser digitados e entregues à Professora Jamyle até o dia 13 de junho.  

B)      Diagramação do jornal
CAPA
MONTAGEM DO JORNAL

C)      Orientações para a distribuição de papéis (por grupo)
Cada grupo deverá ter um editor-chefe, responsável pela distribuição das tarefas do grupo e pela produção de um relatório das atividades realizadas, o qual deverá ser entregue à Profa. Jamyle até o dia 13/06/2018. Nesse relatório, também deverá ter, através de imagens, o registro da execução das atividades.

D)      Etapa final do Concurso Jovem Repórter

Após a montagem, a Coordenadora de Língua Portuguesa enviará o jornal produzido por sala até o dia 10 de agosto de 2018 (ver premiação no site <jovemreporter@arvoredelivros.com.br>


E)      Avaliação das atividades – Disciplinas de Língua e Produção Textual
A realização dessa atividade comporá a 1ª nota parcial de L. Portuguesa e uma nota parcial de Produção Textual – da 3ª etapa. Dessa nota, dois pontos serão atribuídos individualmente aos alunos pela produção de uma resenha crítica ou de um anúncio publicitário -  tendo como tema o livro paradidático das férias, Jogos Inocentes Jogos (FTD) - os quais deverão ser entregues no dia 1º de agosto – primeiro dia de aula do segundo semestre.
OBS.: O não cumprimento das datas de entrega, implicará em perda do ponto ao aluno ou ao grupo, conforme a atividade seja individual ou coletiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário