terça-feira, 22 de março de 2016

Emprego dos Pronomes Demonstrativos


      Os pronomes demonstrativos são utilizados para explicitar a posição de certa palavra em relação a outras ou ao contexto. Essa relação pode-se dar em se tratando de espaço, tempo ou discurso. Vamos abordar aqui as situações em que o uso de demonstrativos é produtivo ou problemático para o escritor/falante, recomendando o uso dominante nos textos formais.


1. Este, esse, aquele e suas flexões

     Utilizamos estas pró-formas para localizar os nomes no tempo, no espaço e no próprio texto.


• No espaço

     Vale para o uso dos demonstrativos a relação com as pessoas do discurso: este para próximo de quem fala (eu); esse para próximo de quem ouve (tu); aquele para distante dos dois (ele)



Exemplos:

Este documento que eu estou entregando apresenta a síntese do projeto.

Se tu não estás utilizando essa régua, podes me emprestar por alguns minutos?

Vês aquele relatório sobre a mesa do Dr. Silva? É o documento a que me referi.


     Em situações de fala direta (tanto ao vivo quanto por meio de correspondência, que é uma modalidade escrita de fala), são particularmente importantes o este e o esse - o primeiro localiza os seres em relação ao emissor; o segundo, em relação ao destinatário. Trocá-los pode causar ambigüidade.

Exemplos:

Dirijo-me a essa universidade com o objetivo de solicitar informações sobre o concurso vestibular. (trata-se da universidade destinatária).

Reafirmamos a disposição desta universidade em participar no próximo Encontro de Jovens. (trata-se da universidade que envia a mensagem).

•  No tempo

Este e suas flexões referem-se ao tempo presente ou futuro.

Exemplos:

Nestas próximas semanas, estarão ocorrendo as inscrições para o festival de poesias.

No final desta semana, a Diretora de nossa escola irá a São Paulo.

Este ano de 2016 está sendo marcado pela violência no Oriente Médio.

Esse e suas flexões referem-se a tempo recentemente decorrido.

Exemplo:

Ninguém esquecerá os acontecimentos desse trágico acidente ecológico em Minas Gerais.
   
Aquele e suas flexões referem-se a um passado mais distante.

Exemplo:

Falávamos daquele período em que as mulheres obtiveram o direito ao voto. 


     Evidentemente, não há limites precisos para o uso de esse e aquele, sendo a última palavra sempre determinada pela adequação ao contexto.

• No discurso

     Quando bem utilizados, os demonstrativos são eficientes elementos de coesão entre o que se está falando e o que já se disse ou irá dizer adiante. Deve-se utilizar este e suas flexões em dois casos: para adiantar o que se vai dizer ou para remeter a algo recém dito, quando esse já-dito comportar mais de uma retomada.

Exemplos:

Nosso povo sofre com muitos problemas, dentre os quais estes: miséria, fome e ignorância.

Admiração, respeito, amizade? Talvez, pensava ela, este (último) seja o mais importante e perene dos sentimentos.

     Outra situação importante ocorre quando queremos retomar por demonstrativos mais de um elemento já mencionado.

Exemplo:

O velho, o índio e o negro são discriminados por motivos diversos: aquele, por ser improdutivo para a sociedade de consumo; esse, por ser considerado atrasado e preguiçoso; este, por não se ter libertado, ainda, do estigma da escravidão.

     Quando se quer retomar apenas dois elementos, elimina-se a forma intermediária esse.

Exemplo:

As crianças da classe média têm um futuro mais promissor do que os filhos de pais das classes menos favorecidas, porque àquelas se dão oportunidades que se negam a estes.

     Veja a ilustração para esses dois últimos casos:

1. Emprego de este, esse e aquele em relação a três termos


Este: indica o que se referiu por último.
Esse: se refere ao penúltimo.
Aquele: indica o que se mencionou em primeiro lugar.


2. Emprego de este e aquele em relação a dois termos citados anteriormente 


Este: indica o que se referiu por último.
Aquele: indica o que se referiu em primeiro lugar.

2. Mesmo, próprio e suas flexões

     Observe as frases:

(a) Ele mesmo digitará o texto final.

(b) Eles mesmos digitarão o texto final.

(c) Ele vai mesmo digitar o texto final?

(d) Eles vão mesmo digitar o texto final?

     Por que será que na frase (b) a palavra mesmo é flexionada no plural e na frase (d) não? A resposta é lógica, e encontra-se na relação que esses termos estabelecem com outros elementos da frase. No caso de (a) e (b), mesmo/s se refere a ele/s, podendo ser substituído por próprio/s; no caso de (c) e (d), mesmo se refere a vai digitar, podendo ser substituído por realmente. Se quiser ir adiante, saiba que mesmo e próprio, no primeiro caso, são pronomes e, como tal, acompanham a flexão do nome; no segundo caso, mesmo é advérbio, e como todos os advérbios são invariáveis.

Fonte: http://www.pucrs.br/manualred/pronomes.php. Acesso em 17 mar. 2016 (com adaptações).

Dica da Coordenadora Iesse Santos

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