terça-feira, 22 de março de 2016

Modalidade escrita formal do ENEM


As variações de registro se dão em conformidade com o grau de formalismo - formal ou coloquial - existente na situação; com o modo de expressão, isto é, se se trata de um registro oral ou escrito; com a sintonia entre os interlocutores, que envolve aspectos, tais como graus de cortesia, deferência, tecnicidade, etc.

      Observe a seguir alguns traços da estrutura da fala no nível coloquial a serem evitados na modalidade escrita formal do ENEM:

• Autocorreções frequentes
Exemplo: O poblema é, desculpe, problema.

• Marcadores de conversação
Exemplos: Então, bom, aí, acho que, certo, quer dizer, etc.

• Marcadores de sustentação da conversa
Exemplos: Entende? Sacou? Certo? Né? Sabe? etc.

• Substituição dos tempos verbais
Exemplos: Vou ir (irei). Quero pagar (pagarei) = com sentido de futuro.

• Palavras indicativas de sensações
Exemplos: Olhe! Escute! Veja!

• Palavras e expressões afirmativas
Exemplos: É lógico... duvida? Claro...

• Partículas enfáticas
Exemplos: Né, tá, ahn, daí...

• Expressões coloquiais
Exemplos: Ela é de menor, um saco, tô por aqui disso, legal, é uma loucura...

• Orações coordenadas
Exemplos: Aí eu saí, fui lá, comprei as coisas e voltei.

• Expressões vagas voltadas para o referente
Exemplos: As coisas, aquilo lá...

• Sequências justapostas
Exemplos: Ele é menor, ele tem 5 anos... e além da natação ele quer também judô também agora... eu não tenho nenhuma tarde pra mim...

• Frases incompletas
Exemplos: Inclusive... se eu tiver...

• Anacolutos
Exemplo: Eu, fizemos a tarefa...

• Repetições, redundâncias
Exemplos: Quer dizer, digo... é... é... sábado...

• Prolongamento de vogais e consoantes
Exemplos: Tô com uma rrrrrrraiva danaaaada.

• Silabação
Exemplo: tenho NO-VE filhos. Entendeu? NO – VE.

• Elipses
Exemplo: Pelo amor de Deus, como você se chama? Maria, ah, tá bom, marquei.

• Tópicos
Exemplos: A festa, bonita. A menina tava contente.

• Redução das palavras
Exemplos: Falô, tá, pego...

Dica do Prof. Fabiano Mesquita (Língua Portuguesa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário