PREPARE-SE PARA O ENEM E O VESTIBULAR
OS GÊNEROS E OS TIPOS TEXTUAIS
Os gêneros textuais ou discursivos surgem das necessidades presentes nas atividades socioculturais e na relação com inovações tecnológicas. São ilimitados e classificam-se em primários (emanam das situações de comunicação verbal espontâneas, não elaboradas) e secundários (surgem nas condições da comunicação cultural mais complexa, organizada e, principalmente, escrita).
Já os tipos textuais designam uma espécie de sequência teoricamente definida pela natureza linguística predominante em sua composição – aspectos lexicais, sintáticos, tempos verbais e relações lógicas.
AGRUPAMENTO DOS GÊNEROS TEXTUAIS
Os linguistas Schneuwly e Dolz agrupam os gêneros textuais a partir das capacidades de linguagem dominantes dos sujeitos nas seguintes ordens:
• RELATAR: volta-se à documentação e memorização de ações humanas. Mostra experiências vividas, situadas no tempo (relato, notícia, diário, reportagem, crônica esportiva, biografia etc.).
• NARRAR: representa uma recriação do real. Isso pode ser visualizado na literatura ficcional (conto, romance, fábula, apólogo etc.).
• ARGUMENTAR: diz respeito à discussão de problemas controversos. O que se busca é a sustentação de uma opinião ou sua refutação, tomando uma posição (debate, editorial, carta argumentativa, artigo de opinião, carta do leitor etc.).
• EXPOR: refere-se à apresentação e construção de diferentes formas dos saberes (texto explicativo, artigo científico, verbete, seminário, palestra, entrevista de especialista etc.).
• DESCREVER AÇÕES OU INSTRUIR/PRESCREVER AÇÕES: diz respeito às normas que devem ser seguidas para atingir algum objetivo (instruções e prescrições). Indica a regulação mútua de comportamentos (receita, manual de instruções, regulamento, regras de jogo etc.).
• PREDIZER: é uma antecipação de situações cuja realização será posterior ao tempo da enunciação (profecias, previsões científicas, boletins meteorológicos, horóscopos, prenúncios de eventos).
• DIALOGAR: acontece em gêneros nos quais apareçam no mínimo dois interlocutores que efetuam trocas verbais (bate-papo, história em quadrinhos, tirinha etc).
Colaborador: Professor Fabiano Mesquita
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